Martinari

Busca avançada

Detalhes do Produto

CASOS CLINICOS EM APS - FASM

CASOS CLINICOS EM APS - FASM

Martim Elviro de Medeiros Junior

Prazos de postagem
Descrição
Editora : MARTINARI
Especialidade :
ISBN : 8581160697
ISBN13 :9788581160696
Páginas : 146
Edição : 1º
Ano : 2017
Encadernação : BROCHURA
Sinopses
O livro Competências Clínica em APS – FASM, surge do processo educativo cotidiano da Faculdade Santa Marcelina (FASM).

A Faculdade Santa Marcelina, nasceu trazendo no seu DNA o desejo de formar profissionais médicos com um olhar aguçado para a Atenção Primária à Saúde (APS) e seus pressupostos.

Ancorados em uma experiências de mais vinte anos em APS, com ênfase na Estratégia Saúde da Família (ESF) e na consolidação e avanços do Sistema Único de Saúde (SUS). Esta obra reflete as experiências de sala de aula e vivências práticas nas Unidades Básicas de Saúde das turmas do 8 semestre do curso médico da FASM, do programa de residência em medicina de família e da comunidade da Casa de Saúde Santa Marcelina, dos residentes do programa Global Health da Universidade de Toronto e de todos os professores e preceptores do curso médico da FASM.

Sua lógica de construção se baseia:

1. Na problematização de situações desafiadores para os alunos e trabalhadores da APS, em que se exige o estudo em profundidade dos protocolos nacionais e internacionais a partir da medicina baseada em evidências.

2. Nos princípios da andragogia ou de ensino de adultos, onde se concebe que todos temos experiências prévias que podem colaborar com a construção do conhecimento e estes devem ser relevantes para a superação de problemas reais encontrados nas nossas comunidades.

3. No trabalho e na pesquisa em pequenos grupos, com o incentivo a pesquisa e ao aprendizado entre pares.

4. No processo avaliativo formativo e contínuo, com constante feedback para os alunos e dos alunos para os docentes e preceptores.

A partir deste contexto oferecemos para os leitores, dez casos clínicos complexos em APS, com mais de 80 objetivos de aprendizagem relevantes para uma prática resolutiva e ética, construído e debatidos por mais de 120 pessoas entre Professores da FASM, Preceptores da APS , Residentes da Casa de Saúde Marcelina, Residente do Programa Global Health da Universidade de Toronto. Seguimos nesta batalha cotidiana, e como dizia Galeano perseguido a Utopia, pois ela nos move, ela nos faz avançar.

Martim Elviro de Medeiros Junior